terça-feira, 6 de outubro de 2015


AGÊNCIAS DE RESERVAS ONLINE: RUIM COM ELAS, PIOR SEM.

Começo falando de como vender suas diárias, afinal não adianta ter uma linda pousada se não consegue manter uma taxa de ocupação alta, o lucro só aparece com os quartos ocupados, quarto vazio sempre é prejuízo. Na hotelaria se calcula o valor do quarto vazio, dessa forma é possível saber até onde pode chegar com suas promoções para conseguir essa ocupação maior, essa estratégia é feita, muitas vezes, através de agências virtuais.

Como vender e manter minha Pousada sempre cheia?

Essa é uma grande briga de gladiadores onde o campo de batalha, hoje, é a internet. Ha não muito tempo atrás utilizávamos anúncios em jornais e revistas especializadas, panfletagem, indicações de amigos, entre outras estratégias, com a chegada e popularização da internet esse publico mudou a forma de procurar lazer. No início as ferramentas eram os sites de busca, principalmente o Google e o Yahoo (Virou Bing), até hoje são grande ferramentas, claro que o Google todo mundo conhece como ferramenta de busca direta, ou seja você entra no site para procurar algo diretamente, mas o Bing támbém tem seu valor, normalmente ele aparece dentro de outros sites como ferramenta de busca. Esse tema, ferramentas onlines de divulgação, é super complexo e amplo, logo escrevo um post sobre isso, a dica é utilizar o Google, pelo poder que ele tem, todo mundo vai lá, e a grande sacada é aparecer nos primeiros lugares nessas buscas, se fizer um teste e digitar no Google "Pousadas", os primeiros lugares sempre são ocupados pelos poderosos "Trivago, Hotel Urbano, Booking, Tripadivisor, Decolar", que são sites de reservas e avaliações, chamados de agencias virtuais, depois vem os sites de divulgação de pousadas, onde tem várias cadastradas, como por exemplo "Mais Pousadas, Ferias Brasil, Guia das Pousadas, Guia do litoral", são os guias, assim como o famoso 4 rodas, que é uma das únicas formas impressas de divulgar sua Pousada, mas prepare o bolso, pois sai caro, claro que é uma vez ao ano, confesso que fico sempre mais seguro em investimento sobre o resultado, ou seja, pagar comissão sobre o que vende (vamos discutir esse assunto em outra oportunidade) e por fim, normalmente depois de todos esses acima vem os sites das Pousadas.

Vem a pergunta, tem como aparecer antes desse sites famosos? 

A resposta é NÃO, eles são muito poderosos e investem muito nisso, mas tem como ficar perto deles e também dentro deles e é sobre isso que vou falar nesse post (para ficar melhor colocado na busca do Google falo depois).

Começo falando sobre as agências online de reservas, isso virou uma febre no que diz respeito a reservas e não tem como ficar fora delas, chamados entre os hoteleiros de Quarteto Fantástico, temos na ordem de importância o Booking, Hotel Urbano, Decolar e Expedia, seguidos pelos fraquinhos como Mala Pronta, Hoteis.com, entre outros, já o Tripadvisor e Trivago fazem um filtro de todos os outros, mostrando os melhores preços e o Trip em especial é muito famoso pelas avaliações, vou descrever cada um deles com detalhes.

O que exatamente essas ferramentas fazem?

Elas vendem suas diárias, ou seja, você carrega uma disponibilidade, valores, fotos, textos, etc e elas vão divulgar sua pousada sem cobrar nada, só vai pagar uma porcentagem quando vender, os valores giram entre 10% e 15% do valor do pacote, assim como nas agências tradicionais que cobram uma taxa de 10%, cujas quase não são mais utilizadas para vender pousadas, a não ser que você tenha uma pousada com muitos quartos e queira bloquear alguns para a CVC, mas isso é outra história, se alguém tiver interesse me pergunte, pois é pouco comum pousadas vendidas na CVC, pois tem que mudar o nome para HOTEL, pois eles só vendem Hotéis e Resorts, mas é outro seguimento.

Confesso que vender pacotes por esses sites me deixa um pouco triste, pois faça uma conta simples, 15% de comissão, mais 4% de taxa de cartão de crédito e 7% de nota fiscal, ou seja, 26% que sai do seu lucro, ao final dessas publicações vamos discutir se vale a pena e já adiantando, vale muito a pena.

Agora o que não deve ser feito, de forma nenhuma, são os sites de vendas coletivas, do tipo, Peixe Urbano, Groupon, nesses você tem que dar descontos de 50% no seu pacote a ainda eles fica com metade do que sobra, ou seja, você recebe 25% do valor do pacote e isso não cobra nem os custos, eu já fiz na minha Pousada e me arrependo amargamente, não tem retorno posterior e tive problemas que nem dá para escrever aqui, aprendemos muito com essas coisas, foi uma péssima experiência. 

Na próxima publicação vou descrever cada uma dessas agências, principalmente as maiores para entender seu funcionamento e o painel de ajustes, chamados de Extranet, onde é possível configurar quase tudo, aguardem.

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